Saturday, May 24, 2008

DIA DA INFANTARIA







































ANTONIO SAMPAIO (24 de maio de 1810 – 06 de julho de 1866)


O Brigadeiro Antônio de Sampaio foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, em 1940, pelo então presidente da República Getúlio Vargas, Arma esta, em cujo seio se forjou e se destacou sobremodo como bravo e modelar líder de combate, instrutor e disciplinador da Infantaria, a frente da qual, representada pela sua 3ª Divisão de Infantaria - a Divisão Encouraçada, teve seu glorioso encontro com a glória militar em 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiutí, a maior batalha campal travada na América do Sul. Nela sua Divisão se constituiu em fator decisivo para a vitória, em que pese os três ferimentos recebidos, o primeiro, por granada, gangrenou-lhe a coxa direita; os outros dois foram nas costas que determinaram sua morte, em 6 de julho de 1866, a bordo do vapor "Eponina" e o fato de que os quatro cavalos que montara durante a resistência, que a todo o custo liderava, terem tombado por perfurações de balas e baionetas inimigas, atesta o sacrifício, como também o fato de sua heróica Divisão haver concorrido com 33% das baixas brasileiras neste dia, em razão de haver se constituído em ponto chave da defesa aliada.

Sampaio chegou ao Rio Grande do Sul ao final da Revolução Farroupilha, onde, no comando de uma companhia de Infantaria, estacionou quase três anos em Canguçu, como instrumento de consolidação da Paz de Ponche Verde e próximo de Piratini e Caçapava, antigas capitais da República Rio-Grandense (1836-1845). A seguir Sampaio empenhou-se a fundo no comando sucessivo de batalhões e brigadas de Infantaria. Em pouco transformou-se num consumado condutor de homens, conhecedor profundo do terreno e mestre em adestrar e empregar a Infantaria.

Combateu na guerra contra Oribe e Rosas (1851-1852) quando participou da Batalha de Monte Caseros, como integrante da Divisão Brasileira. Comandou um Batalhão de Divisão de Observação que penetrou em Montevidéu em 7 de maio de 1859, a pedido do Presidente oriental Venâncio Flores. Na guerra contra Aguirre teve atuação destacada a frente de uma Divisão, na conquista de Paissandú, ,o que lhe valeu sua promoção a brigadeiro. Foi condecorado por seis vezes, no período de 1852 a 1865, por Dom Pedro II, então imperador do Brasil.

Durante a guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), que lutou como oficial general, teve atuação destacada até Tuiutí. Sobre o seu conceito e o de sua tropa escreveu em "Reminiscências da campanha do Paraguai", Dionízio Cerqueira, o maior cronista deste conflito e que foi integrante da Divisão Encouraçada e subordinado de Sampaio: "A idéia de eu passar para a Infantaria não me abandonava. Esta arma exercia sobre min indizível fascinação. Quando passava um daqueles belos batalhões da Divisão Sampaio, a Encouraçada, de bandeira desfraldada, os pelotões alinhados, guardando bem as distâncias, marchando airosos e elegantes, ao som alegre de um dobrado vibrante, não me podia conter, e punha-me a marcar passo..."

E mais adiante: "Fui apresentar-me ao general Sampaio. O ilustre general, glória do Exército pelo valor e amor a disciplina, estava uniformizado, debaixo de uma ramada, lendo uma história de Napoleão, seu líder militar predileto".

Sampaio era cearense de Tamboril, onde nasceu em 24 de maio de 1810. Cedo revelou interesse pela carreira militar, galgando postos por merecimento graças a inúmeras demonstrações de bravura, tenacidade e inteligência. Foi alferes em 1836; primeiro-tenente em 1839; capitão em 1843; major em 1852; tenente-coronel em 1855; coronel em 1861; general em 1864 e brigadeiro em 1865.

Morto heroicamente aos 56 anos de idade, após sublimar as Virtudes Militares de Coragem, Bravura, Honra Militar e Desprendimento. Vive ainda na memória do Brasil, na alma do Exército e sobre tudo nas melhores tradições da Infantaria Brasileira que ele ajudou a forjar. Desde 24 de maio de 1996 seus restos mortais repousan no mausoléu construído no interior do Quartel-General da 10ª Região Militar em Fortaleza-CE e ainda o Museu Sampaio que é aberto aos visitantes da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.



Banda de Música e Coral da 10ª Região Militar (Exército Brasileiro) – Fortaleza – Ceará

Click AQUI para ver as letras das canções.










PÁTRIA E HONRA" – Bader (Grupo Guararapes)

1 comment:

Anonymous said...

Boot, parabéns pelo dia da Rainha... quando quem vê o branco do olho do inimigo chegar, o caminho já estará macio... hehehe...abração

 
Copyright © 2004-2019 Bootlead