Saturday, November 10, 2007

Não há exemplos na História de se ter conquistado a segurança pela covardia.

Foto: © by Celso Marino

































Carta ao Soldado Desconhecido
por José Batista de Queiroz.

Dentro do uniforme azul, verde, branco, está o mais belo exemplo de um soldado. Faz-se presente em cada pedaço do Brasil. Só pensa no bem de seu país. O frio, o calor, o sol, a chuva, nada impede o seu trabalho.

Nem mesmo os salários baixos, as ofensas gratuitas, as ingratidões oficiais, nada afeta a sua dedicação. O seu lema é servir ao Brasil. Servir de verdade, com suor e amor. E você o faz com abnegação. Sua recompensa é a alegria do dever cumprido. O seu ideal é ver um Brasil unido, livre, forte. O seu sonho é ver as desigualdades, as injustiças, ancoradas no passado.

Mesmo com estes valores atracados em sua alma, muitas pessoas, porém, fazem tudo para ofuscar o seu brilho, denegrir o seu rosto. Rosto de soldado é cara de homem mau, imagem de bicho papão. Assim pintam o seu retrato. Querem vê-lo na miséria, desmoralizado, inútil. Tentam vulgarizar o sabre, a farda, a profissão.

Atribuem-lhe missões, que não são suas. Tratam-no com desprezo e ironia. Usam apenas a caneta para exonerar altas patentes. E a fumaça da paz continua saindo do cachimbo. Negam-lhe tudo, inclusive salário decente.Todos recebem aumentos, menos você. A desculpa é sempre a mesma: não está no orçamento. É pura má vontade. Você sabe disso. Não lhe dão comida, nem armas, nem equipamentos. Faltam fuzis, mas sobram facões. Dão-lhe apenas mais deveres e menos direitos.

O seu dinheiro de saúde é usado para outros fins. E a sua saúde fica internada no hospital. Querem tirar-lhe até a sua história. Aquela história que você escreveu com a própria vida, dentro e fora do Brasil, está como sol poente atrás dos montes. Vai-se perdendo no tempo como as águas se perdem nas matas. Os seus feitos são pedras lançadas ao rio, são rios perdidos no mar. Os tempos mudaram. Os heróis não são mais os que morreram pela liberdade, mas os que mataram pela escravidão.

As homenagens não são mais para os homens da lei, mas para os homens sem lei. O palácio virou castelo e se fechou para o soldado como a noite se fecha para o dia. A voz dos facões tornou-se mais forte do que o brilho dos sabres. Ninguém mais ouve o seu grito, o seu lamento, a sua necessidade. Quando ele chega aos palácios, já está ofegante, com sinais de cansaço, sem entusiasmo. Parece sol no fim do dia. Chega sem porta-estandarte. É como um soldado sem comandante, uma idéia sem líder.

O seu Ministro usa a sua voz de leão apenas para os subordinados. Sua preocupação é com os aeroportos, não com o soldado. Do soldado, quer a farda para ficar vistoso, como quis a beca para parecer monarca. Ele sabe que a disciplina está na formação, não no salário; que a hierarquia torna o grito mais suave do que o canto, a palavra mais leve do que a pluma. Ele sabe que na choupana não há ventania, apenas brisa.

Mas nada dura para sempre. A corte nunca foi a morada do eterno. No mundo, a luz predomina sobre a escuridão. As noites e os dias se revezam. As estações se sucedem. Não há inverno que não termine nem primavera que não comece. Estrela só existe no céu e, assim mesmo, só brilha durante a noite.

Por mais que tentam transformar você num tronco desfolhado, continuará vivo como árvore no outono. A sua resistência está nas raízes, não nas folhas; está no espírito, não no corpo. A sua alma é de soldado.

Um dia você verá que não pode falar suave com quem só entende a linguagem dos duros, não pode tocar violino para quem só ouve guitarra. Um dia, a dignidade da farda levantará a sua voz. A sua honra será mais forte do que o canhão. Um dia será tratado como um soldado e não como um desconhecido. Quem vive como herói não morre como covarde.


José Batista de Queiroz é General-de-Brigada do Exército Brasileiro.








Publicado no site "Ternuma – Terrorismo Nunca Mais".
Sábado, 10 de novembro de 2007.












"Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa para vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem"
Sun Tzu em "A Arte da Guerra - Vitória".











2 comments:

Anonymous said...

Eles, os políticos brincam e dançam, pois sabe que muitos no final irão votar no circulo dessa política podre elegendo pelo mesmo sistema em que vivemos todos nós, sabe porque, porque muitos não dão o valor necessário ao VOTO, muitos ainda adormecem e outros temem o futuro e se contentam com as migalhas que caem da mesa chamada Brasil.

Jesus disse as multidões que vos acompanhava por onde ele passava.
O meu povo padece por lhe faltar conhecimento.
A ESCOLHA É NOSSA !
Clik e leia, veja os caminhos o do simples mais livre e mais Democrático basta querermos.
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/401428.shtml
Ou o complicado.Comunismo boliviano que se propaga na América. Não deixem que implantem o comunismo pois, todos eu digo todos perderemos ate o mais simples homem perdera a liberdade, os caminhos a vista que se propagam na revolução democrática ou revolução comunista.
http://assembleiabolivariananacional2007.blogspot.com

Pensamos muito raciocinarmos pouco pensar menos e raciocinar para compreender melhor e acertar mais.

rico_fil said...

O estado laico.

Veja senhores muitos de vós estão comprando a idéia do estado laico mais se olharmos e se prestarmos mais atenção irão refletir que: o estado já vem atuando na pratica de LAICO por vários anos.
Vamos numerar apenas alguns pontos.
1) o estado não mais atua diretamente com um programa de... saúde.
2)o estado não mais atua diretamente com um programa de... moradia .
3)o estado não mais atua diretamente...com uma política industrial x (empregos)
4) o estado não mais atua diretamente ...no ensino básico escolar(melhorando a forma do ensino e a valorização dos mestres.)
5) o estado não mais atua diretamente.....na construção de escolas técnica e na formação técnica e profissional.
6) o estado não mais atua diretamente...na reforma e a regularização do campo.
7) o estado não mais atua diretamente...nas forças armadas deixando se sucatadas
8) o estado não mais atua diretamente...na preservação da nossa Amazônia(e sim privatizando de forma irresponsável ).
9) o estado não mais atua diretamente....para uma política de juros decente e sim favorece aos (bancos x juros) juros exorbitante fora da realidade.
10) o estado não atua ou nunca atuou junto aos governos e aos prefeitos na necessidade do desenvolvimento social para cada estado e município com uma política de trabalho para cada região e assim vai, na pobreza na segurança etc.etc deixando há desejar, pois ele é laico em todos os sentidos.
11) ) o estado não mais atua diretamente...na cristandade com um programa de ensino o que é ser cristão, só falta agora ser retirado as cruzes e as imagem em todas as repartições publica e federal e mais ainda a retirada da imagem do cristo redentor, tenha paciência ...estes anticristos só fazem destruir o que os pais e avós construíram

O ESTADO só não é LAICO em causa própria na arrecadação e nos salários dos que administram.. estas causas estão sempre atuante. (atualizados)
Ricardo ª F.
Muitos estão comprando a palavra que o presidente do Brasil disse ( o estado laico )
Raciocinar mais e pensar menos !
O que muitos ainda não o fazem.

http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/401428.shtml

Share
 
Copyright © 2004-2016 Bootlead