Saturday, July 21, 2007

FAB: Qual é o limite da desonra?

Foto: O “brigadeiro saito”, chegando à granja dos tortos para dançar alegremente na "quadrilha do planalto"









































FAB mancha a sua história com as cinzas de 360 inocentes
por Reinaldo Azevedo

É de Millôr Fernandes a sacada: quando alguns homens chegam ao limite, dão mais um passo. Acreditem: quatro diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) foram condecorados nesta sexta com a Medalha Santo Dumont, de mérito aeronáutico. São eles Milton Zuanazzi, presidente, e três outros diretores: Denise Abreu, Leur Lomanto e Josef Barat. A medalha é entregue a personalidades civis e militares que se destacam por serviços prestados ao setor.

Estão todos de parabéns. Fabricar 360 mortos em 10 meses é realmente uma marca invulgar. Não é qualquer incompetente que consegue. Para matar menos do que isso, a ditadura levou 20 anos. Digo que foi “menos” porque uma parte morreu em combate. O estado assassino — ainda que assassinato culposo (se bem que a corrupção é sempre dolosa) — realmente chega ao estado de arte. Merece medalha.

Que espírito ruim baixou no brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, que não suspendeu a solenidade, em respeito aos mortos, ao decoro? É inescapável dizer: a solenidade mancha a Força Aérea Brasileira com as cinzas de 360 inocentes.



Reinaldo Azevedo é jornalista, guia cultural, assessor de imprensa e blogueiro. Foi editor-chefe da revista Primeira Leitura, colunista da revista Bravo! e também editor do jornal Folha de S. Paulo. Escreve freqüentemente sobre política nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, hoje é colunista da revista Veja. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e em Jornalismo pela Universidade Metodista, foi professor de literatura e redação dos colégios Quarup, Singular e do curso Anglo.





Publicado no "
Blog Reinaldo Azevedo".
Sexta-feira, 20 de julho de 2007, 17h53.

Leia mais artigos de REINALDO AZEVEDO no BOOTLEAD:

¤ Raposa/Serra do Sol - Aos ministros do Supremo

¤ Contra o falso óbvio 1 - É Raposa/Serra do Sol, mas pode chamar de Anta do Obscurantismo

¤ Depois daquela foto ou “O dever dos democratas”

¤ A Mídia do Contragolpe

¤ O ridículo dessa gente não conhece limites

¤ Revanchismo e mitologia esquerdopata querem rever Lei da Anistia

¤ Mais tentações totalitárias

¤ O bolivarianismo de Lula: como o PT pretende fazer da Rede Globo a sua RCTV

¤ Discursos delinqüentes. E chegou a hora de cobrar ingresso no Senado

¤ Universitário custa DEZ vezes mais do que aluno da escola fundamental em média. Aonde isso nos leva?

¤ Lula quer agora fundar uma religião

¤ O que não suportam na Igreja Católica? A liberdade e a consciência.

¤ A ministra Matilde Ribeiro tem de ser demitida e processada. Agora o rinoceronte arrombou a porta.

¤ STJ referenda madrassas do PT no jornalismo

¤ Foi um vexame: a "Síndrome Motorista de Táxi" derrubou Lula





3 comments:

Anonymous said...

Bootlead

Tenho duas sugestões ao Juniti Saito

1ª usar o mesmo modelito da festa, e aproveitar prá ir plantar batatas.

2º Cometer harakiri

torço pela 2ª opção.

renamdiaz said...

Quem escolhe os Cmts das 3 Forças? Lula, não? Essas escolhas se dão pelas afinidades, correto? Então não devemos nos surpreender, uma vez que são tudo farinha do mesmo saco, ou seja, simpáticos a mesma ideologia e métodos. Essa estória de que depois que foi criado o MD, os Cmts militares ficaram subjugados e amarrados sem nada poderem fazer, faz parte do Gramscismo em vigor, e os mesmos obedecem porque querem, por livre espontânea vontade, ou pela simpatia a essa ideologia de esquerda. Agora, a classe média, unida pode mudar sim, esse estado de coisas. Basta ousar e querer!

Anonymous said...

Que vergonha!!!!

Até onde pode chegar a submissão de um ser humano para atender apenas interesses próprios e ideológicos, ainda mais se tratando de descendente de um povo onde a honra e a tradição são exemplarmente trilhadas há milênios. Imagino como deverá se sentir um recém Aspirante da AFA, ao ver seu chefe máximo vestido com trajes, mais apropriados a um agricultor de alfaces da região de Mogi das Cruzes e Suzano, do que um oficial que atingiu o mais alto posto da outrora gloriosa FAB, aquela do valente grito de guerra “Senta a Pua!”. Não adianta esconder-se atrás da fachada de que participar de uma “palhaçada” juntamente com larápios e salafrários “vermelhos”, amplamente conhecidos pelo povo esclarecido do Brasil, faz parte da “obrigação do posto”, mentira, ninguém é obrigado a participar de festins diabólicos vestidos de palhaço. Foi porque gosta, estava entre os seus.

 
Copyright © 2004-2019 Bootlead