Tuesday, May 15, 2007

Lula e seu “pastor”.












































Lula quer agora fundar uma religião
por Reinaldo Azevedo

Eu sempre achei que Lula chegaria lá. Não sabia que seria pra já. Há muito apontei o caráter um tanto místico de sua personalidade — misticismo pobre, desinformado, chegado ao pensamento mágico. Somado à falsa ciência socialista dos gramscianos, é um perigo. Achei que deixaria as bases para a criação de uma religião lulista, o que aconteceria depois de sua morte — quer dizer, morte não, mas ressurreição, já que é visível que o único que parece rivalizar com ele é o próprio Cristo. Eu me enganei. Lula quer fundar a sua religião ainda vivo. Lula quer ser o Pedro de si mesmo!

Vocês se lembram: apontei aqui o seu desconforto diante do papa. Ele não conseguiu ser a estrela da festa. E isso lhe é inaceitável. A sua obsessão em desmerecer FHC é uma evidência desse traço de personalidade. Observem que, quando ele se refere ao antecessor, não se limita a dizer que seu governo é melhor. Ele também costuma atacar as qualidades intelectuais do outro, que seriam insuficientes para responder à realidade. Lula acredita, firmemente, que ele sabe mais porque leu menos. Lula acredita que estudo faz mal à saúde. "Livros: consuma com moderação".

No programa de rádio de hoje, fez a insólita defesa da integração religiosa da América Latina. Uau! O que será isso? Não sei. Mas tem cheiro de enxofre. Se tivesse corpo, teria rabo em forma de flecha e chifres. E falaria com aquela voz do imperador Xerxes no filme Os 300 de Esparta... Vamos às aspas do iluminado em seu programa de rádio: "Conversei com o papa sobre a necessidade da integração religiosa na América Latina, porque a Igreja Católica na América Latina também tem um peso muito importante. Nós estamos, já há algum tempo, falando em integração da América Latina, integração cultural, integração social, integração energética, integração de ferrovia, tudo. É importante que haja uma integração religiosa".

Hein? Parece que Lula quer refundar a Igreja Católica, criando a sua versão subcontinental. Não sei se, com efeito, falou isso ao papa. Caso tenha falado, imagino o que pensou Bento 16... O adjetivo "católica" quer dizer, rigorosamente, "universal". O papa veio ao Brasil, para desespero da mídia anticatólica, justamente para reafirmar a unidade da sua igreja. Ela é Una e Uma onde quer que esteja e aonde quer que chegue. Não existe uma teologia da libertação, uma teologia indígena, uma teologia negra, uma teologia latino-americana. Existe a teologia da religião revelada — ESTA NÃO É UMA OPINIÃO MINHA; ISSO É PARTE DO CREDO CATÓLICO. A Igreja Católica latino-americana não precisa se integrar porque está integrada em Cristo e no corpo místico da própria igreja.

Pode-se perdoar a ignorância de Lula, mas não a sua arrogância de botequim. O que fazem num mesmo parágrafo a Igreja Católica e as ferrovias? Ele não sabe o que diz. Impedido de fazer seu proselitismo enquanto Bento 16 esteve aqui; comandando um governo que emitiu sinais claros de falta de educação diplomática — não se esqueçam de que o ministro Temporão achou que podia dar uma bronca no papa —, Lula tenta agora dar a sua versão dos fatos. Eu sabia. Já não basta ser presidente da República. Ele também quer ser um líder religioso. Não podendo ser o nosso Henrique VIII, pode entrar no ramo do empresário Edir Macedo...

Lula concede amanhã uma entrevista coletiva. Fiquem atentos. Tudo dependerá, claro, das perguntas dos jornalistas. Mas ele vai tentar aproveitar o momento para retomar, digamos assim, a ofensiva, esmaecido que foi por Bento 16. Se não pode ser papa, ele tenta fundar uma religião. Sartre escreveu em As Palavras que não tinha superego porque não conhecera o pai. É a grande besteira de sua autobiografia precoce. Quando li, pensei: "Que bobagem! Inexiste indivíduo sem superego".

Eu estava errado.


Reinaldo Azevedo é jornalista, guia cultural, assessor de imprensa e blogueiro. Foi editor-chefe da revista Primeira Leitura, colunista da revista Bravo! e também editor do jornal Folha de S. Paulo. Escreve freqüentemente sobre política nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, hoje é colunista da revista Veja. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e em Jornalismo pela Universidade Metodista, foi professor de literatura e redação dos colégios Quarup, Singular e do curso Anglo.





Publicado no "Blog Reinaldo Azevedo".

Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 16h07.

Leia mais artigos de REINALDO AZEVEDO no BOOTLEAD:

¤ Raposa/Serra do Sol - Aos ministros do Supremo

¤ Contra o falso óbvio 1 - É Raposa/Serra do Sol, mas pode chamar de Anta do Obscurantismo

¤ Depois daquela foto ou “O dever dos democratas”

¤ A Mídia do Contragolpe

¤ O ridículo dessa gente não conhece limites

¤ Revanchismo e mitologia esquerdopata querem rever Lei da Anistia

¤ Mais tentações totalitárias

¤ FAB mancha a sua história com as cinzas de 360 inocentes

¤ O bolivarianismo de Lula: como o PT pretende fazer da Rede Globo a sua RCTV

¤ Discursos delinqüentes. E chegou a hora de cobrar ingresso no Senado

¤ Universitário custa DEZ vezes mais do que aluno da escola fundamental em média. Aonde isso nos leva?

¤ O que não suportam na Igreja Católica? A liberdade e a consciência.

¤ A ministra Matilde Ribeiro tem de ser demitida e processada. Agora o rinoceronte arrombou a porta.

¤ STJ referenda madrassas do PT no jornalismo

¤ Foi um vexame: a "Síndrome Motorista de Táxi" derrubou Lula





1 comment:

Anonymous said...

Lula et caterva vêm plantando inúmeras notícias dissonantes sobre sua sucessão.
Num momento, ele declara que não será candidato ou mesmo libera boatos sobre o assunto colocando Aécio como seu pseudo-sucessor. Planta mentiras a cada platéia, porque essa é sua marca.

Enquanto isso, nas trevas próprias à desfaçatez que caracteriza o Mandatário do Titanic, pode-se perceber seu incomensurável esforço no sentido de cooptar a unanimidade em torno de si próprio para se perpetuar no poder dessa “República de Pelegos” cuja maioria do povo é, no mínimo, acomodada e covarde.

Se o DESGOVERNANTE e sua corja não quisessem jogar ainda mais sujo do que costumeiramente o fazem, quando já barganharam o apoio para aprovar e desaprovar qualquer coisa nas casas de tolerância do Congresso Nacional, assim como promoveram a contaminação que os permite manipular a “Justiça” através de nomeações como a do ministro comunista do STF, Eros Grau (que por sinal escreve “poesias” de péssimo gosto), dentre outros, por que então esta sede hegemônica?

O “enigma” que normalmente passa qual terrível pesadelo pelas cabeças mais esclarecidas em prol da democracia (no melhor sentido), diante da ameaça totalitária que sempre representou o atual DESGOVERNO, acaba por encontrar uma luz na matéria esclarecedora de Orion Alencastro, “Avisem a imprensa e os generais: o presidente recorre a juristas para ser ditador” do Observatório de Inteligência, de 04 de Maio de 2007:

“Um dos mais prestigiados escritórios de advocacia da capital de São Paulo, localizado fora do centrão, trabalha silenciosamente para atender um cliente muito especial da República Federativa do Brasil. Há dias, jurisconsultos conceituados iniciaram uma frenética faina noturna compilando constituição, revendo fatos históricos, jurisprudência, mecanismos congressuais e o inventário da legislação eleitoral do país.

A missão sigilosa dos jurisconsultos constitucionalistas é subsidiar cenários casuísticos dentro de uma trajetória que deverá desembocar em meados de janeiro de 2010. Trata-se de levantar todas as hipóteses e possibilidades com vistas à continuidade do cliente presidente Luiz Inácio da Silva, para além de 31 de dezembro de 2010.

Os desdobramentos conjunturais até lá, com a alimentação subterrânea de militantes e de movimentos sociais, deverão se apoiar no arcabouço das recomendações e pareceres em documento secreto, contendo amplo leque de possibilidades jurídicas e políticas para apoio às aspirações de permanência na presidência por tempo indeterminado.

Um esforço que está provocando a inteligência dos juristas é definir que mecanismo automático poderia ser instituído para a garantia da continuidade do cliente no Palácio do Planalto: abolição da reeleição por dois mandatos e liberação para eleições sucessivas, estado de defesa, paz social ameaçada com crise institucional prorrogando o mandato, emenda constitucional em parlamentarismo, etc. O mandatário está tratando do assunto pessoalmente, com assistência de colaborador imediato, observado em recente reunião no seu domicílio, em São Bernardo do Campo.”

A íntegra da matéria está aqui:

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/

Esse é provavelmente um dos maiores atentados ao Estado de Direito que já se tornou habitual atualmente no Brasil.
Precisamos assumir um verdadeiro compromisso na defesa dos valores que a pelegada tem tentado destruir. Do contrário o “Hezbollah" daqui estará, enfim, com tudo dominado.

http://alkimistasdobrasil.blogspot.com/

 
Copyright © 2004-2019 Bootlead